quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CARTA DE APRESENTAÇÃO

Durante muito tempo considerada um acessório dispensável a uma candidatura, a Carta de Apresentação tem um papel cada vez mais determinante nos processos de seleção. Sendo o primeiro ponto de contato que o recrutador tem com o candidato, é importante que sua elaboração seja muito cuidadosa e que se respeitem algumas regras básicas na sua estrutura:

- Utilize papel branco A4 e tinta azul ou preta. Procure acima de tudo transmitir uma imagem sóbria e profissional.

- Preferencialmente, a carta de apresentação deve ser escrita em computador, exceto quando a empresa solicitar carta escrita a mão.

- Seja breve, a sua carta de apresentação não deve ultrapassar mais do que 3 ou 4 parágrafos.
Mantenha um tom formal. Mas seja claro, evite frases muito confusas, que dificultem a compreensão das idéias base.

- Faça a sua apresentação no primeiro parágrafo. Explique, por que motivo envia o seu Curriculum Vitae (resposta ao anúncio, candidatura espontânea, neste caso indique a área em que gostaria de trabalhar).

-No segundo parágrafo da carta de apresentação, deve justificar por que selecionou aquela empresa. Mostre que conhece a empresa e o setor de atuação.

- Aproveite o terceiro parágrafo para valorizar as suas competências e objetivos. Apresente argumentos que criem interesse para a realização de uma entrevista.
- Termine a carta de apresentação de uma forma cordial. Solicite uma entrevista onde possa falar de uma forma mais abrangente daquilo que anteriormente tenha exposto.

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