terça-feira, 25 de agosto de 2009

Matéria sobre as Oficinas Querô no Jornal ABCD Maior


16/08/2009 - EDUCAÇÃO

Oficina de cinema atenderá jovens de Diadema e Capital

Por: Paula Cristina (paula@abcdmaior.com.br)

Moradores de zonas de risco serão treinados para a produção de audiovisual

Depois de quatro anos de existência, as oficinas de cinema “Querô”, liderada pelo cineasta Carlos Cortez, diretor do filme de mesmo nome, chega à Região. Em parceria inédita entre prefeituras de Diadema e São Paulo, as oficinas, inspiradas na obra de Plínio Marcos, capacitarão 30 jovens para a produção de audiovisual, sendo 14 do município do ABCD.
“Já recebi diversos convites para trazer as oficinas em São Paulo, mas queria esperar o momento certo, o público-alvo certo e garantir que os jovens teriam mercado para trabalhar. E isso só apareceu quando surgiu a possibilidade da parceria entre Diadema e São Paulo”, disse Cortez.
As aulas de cinema, que envolverão produção, roteiro, edição, distribuição e divulgação serão somadas às aulas de caráter social. “Mais do que apenas ensinar, nosso objetivo é humanizar esses jovens. Daremos a eles aulas de cidadania e expressão verbal e falaremos de temas polêmicos como aborto ou sexo. É um trabalho para preparar um cidadão, que vai além de formar um produtor audiovisual”, afirmou.
Os jovens, que têm entre 14 e 17 anos, passaram por um extenso processo seletivo. Dos 14 alunos de Diadema, nove fazem parte do programa Adolescente Aprendiz, programa de qualificação profissional destinado a jovens carentes. “O processo seletivo foi divulgado no programa, e mais de 80 alunos se inscreveram. Todos passaram pelo processo seletivo, estão lá porque merecem”, afirmou a coordenadora do Adolescente Aprendiz, Sylvia Gasparini.
Para a secretária de Cultura de Diadema, Maria Regina Ponce, a parceria entre as cidades mostra que queremos o melhor para os jovens, independente de partidos políticos.” Dos 30 alunos inscritos nas oficinas, 16 são da Vila Guacuri, na Capital, e 14 das zonas de risco de Diadema.
“A Prefeitura ajudará no que for preciso para incentivar as oficinas. Já disponibilizamos o Cine Eldorado para que tenham aulas, uma vez por semana. Todos os alunos irão até lá, para ter contato direto com o único cinema municipal do Estado”, contou a secretária. De acordo com Maria Regina, os jovens que fazem parte do Adolescente Aprendiz continuarão recebendo a bolsa-auxílio de antes, desde que participem das oficinas. Os cinco jovens que não fazem parte do programa receberão cesta básica e vale-transporte”, explicou.
Além da equipe de professores que serão convidados a fazer palestras, uma equipe fixa cuidará do aprendizado. Entre eles está Cláudio Maneja Junior, produtor das oficinas “Querô” em São Paulo e que é morador de Diadema. “Fui convidado a fazer parte das oficinas antes mesmo de saber que seria uma parceria com Diadema. Quando descobri, fiquei muito feliz. Nasci em Diadema e fui criado aqui. Só posso dizer que é um prazer passar meu conhecimento pra frente. O projeto é maravilhoso e a ideia de ensinar jovens que talvez não tivessem acesso a essas informações é algo motivador.”
A oficina é a continuação de um projeto bem-sucedido que nasceu em Santos. “A primeira turma, formada em 2006, montou uma cooperativa de produtores de audiovisual. O objetivo, quando subimos a serra, é agregar mais cooperados e formar novas produções”, afirmou Cortez.

2 comentários:

Anônimo disse...

por que não tem fotos dos alunos do
quero vila guacuri e tem de todos os alunos de santos qual a diferença
ass.nilza

Esquizofrênica disse...

como assim D. Nilza? Tem TODOS os alunos do Querô Vila Guacuri e nenhum de Santos... Não entendi, mas nesse blog é só dos alunos de são paulo.

beijos